Pastoral Carcerária e GCEP se reúnem com Secretário de Segurança Pública do DF

No último dia 20/04/2017 a Pastoral Carcerária do Distrito Federal e o Grupo Católico de Evangelização Penitenciária – GCEP, estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para reunião com o novo Secretário da Pasta, Sr. Edval de Oliveira Novaes Júnior.

O objetivo inicial da reunião foi para dar as boas vindas ao novo Chefe da Pasta e ainda demonstrar que a PCr do DF e o GCEP estão abertos para parcerias e trabalhos em conjunto com a Secretaria. O Frei Nonato aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco do trabalho que a Pastoral vem fazendo nas unidades prisionais e colocar alguns pontos de dificuldades que está se encontrando nas Unidades.

Na ocasião,mais uma vez, a temática da revista vexatória foi pauta da reunião. Em algumas unidades prisionais do Distrito Federal os agentes da pastoral carcerária para realizarem seu trabalho de evangelização estão precisando passar por esse tipo de revista, não sendo respeitados nem mesmo os sacerdotes e os idosos. Ficou acertado com o Secretário que os escanares voltaram a funcionar o mais breve possível e que os contratos de manutenção já foram assinados.

Outros temas também foram abordados na reunião, tais como: mudanças nos dias de visitas dos agentes, espaço para os agentes pastorais guardarem seus pertences enquanto estão nos pavilhões, encontro com os internos, acesso ao pátio para evangelização e trabalho em parce
ria com os agentes penitenciários.

A Pastoral Carcerária do Distrito Federal e o GCEP vão elaborar um relatório sobre as demandas das unidades prisionais do Distrito Federal e apresentar ao Secretário.

IMG_5948 (1)