19 de novembro de 2016

APEF

Associação de Apoio aos Presos, Egressos e Familiares – APEF

 

A Associação de Apoio aos Presos, Egressos e Familiares – APEF, antigo Grupo Católico de Evangelização Penitenciária de Brasília – GCEP, foi criada em 1979 como o objetivo de atender aos anseios dos encarcerados, seus familiares e a comunidade que convive com essa realidade.

Desde sua fundação, a APEF anterior GCEP, sempre trabalhou em comunhão com a Pastoral Carcerária do Distrito Federal na busca por um sistema prisional mais humano, pela ressocialização dos apenados, pelo auxílio às famílias dos que se encontram no cárcere e na busca por uma justiça restaurativa.

A APEF é uma associação sem fins lucrativos e que através de parcerias com entidades públicas e privadas busca desenvolver projetos sociais nas unidades prisionais para os que ali se encontram e também nas comunidades onde os familiares dos presos se encontram. Esses projetos sociais objetivam capacitar os detentos e seus familiares nas mais diversas áreas de conhecimento, principalmente no que concerne a arte e cultura.

Dentre as diversas atividades já desenvolvidas pela APEF, em conjunto com a Pastoral Carcerária do Distrito Federal, pode-se citar a criação da Banda Novo Êxodo e o grupo de teatro Os Comédias, ambos frutos de um trabalho social desenvolvido enquanto seus integrantes ainda estavam no cárcere. Isso prova que é possível a ressocialização e a reinserção dessas pessoas na vida em comunidade, longe de atividades criminais.

Atualmente a APEF é constituída pelo seguinte corpo diretor: Bruno Gonçalves Pereira de Lima, Presidente; Luís Nelson Marcelino Dias, Vice-presidente; Ericka Fernandes Vieira Barbosa, Primeira Secretária; Érika Barreto Fernandes Cruvinel, Segunda Secretária; Márcio de Sá Guimarães, Primeiro Tesoureiro; Rosilda Areias Carneiro da Silva, Segundo Tesoureiro; e no Conselho Fiscal: Julimar Sousa Sales, Altamira Macedo de Oliveira, Maria da Conceição Aguiar Sousa, Margarida Maria, Julieta Maria Viana e Irmã Maria Kleinübing.

 

Contato da APEF: Fone (61) 99643 0303

E-mail: gcep.df@gmail.com

————————————————————————————————————————————————-

PARA DOAÇÕES À PASTORAL CARCERÁRIA E APEF:

Banco: Caixa / Agência: 1399 (TRT-Brasília) / Operação: 003 / Conta Corrente: 0050222-5

Beneficiário: Grupo Católico de Evangelização Penitenciária (GCEP)

CNPJ nº: 00.609.065/0001-39